9º ano - Industrialização, imperialismo e Primeira Guerra Mundial

1. A segunda revolução industrial caracterizou-se por uma série de descobertas que foram aplicadas à indústria, ao transporte e às comunicações. Cite pelo menos três dessas descobertas e reflita sobre a importância das mesmas na atualidade.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Marque a alternativa que indica uma característica surgida com a aceleração industrial e o crescimento do capitalismo.
a- Concorrência
b- Privatização
c- Socialismo
d- Civilização

3. Como ficou conhecido o fenômeno em que as grandes potências capitalistas passaram a disputar e dominar áreas da África, Ásia, América Latina e Oceania?
a- Feudalismo
b- Imperialismo
c- Capitalismo
d- Regionalização

Leia o texto e responda as questões 04 e 05

“O congresso, considerando que a instrução dos indígenas faz a Argélia correr um verdadeiro perigo tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista do agrupamento francês, emite o voto de que a instrução primária dos indígenas seja suprimida.”

4. Qual é o significado da palavra “indígenas” no texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Por que os franceses não concordaram que os argelinos fossem escolarizados?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________

Leia o texto e responda as questões 06, 07 e 08

“Os tanques, antes objetos de troça, transformaram-se em armas terríveis. Desenvolveram-se em
longas filas blindadas, e, aos nossos olhos, personificam, mais do que qualquer coisa, o horror da guerra.
[...] estes tanques são máquinas; suas esteiras giram sem parar, como a guerra; são portadoras de
destruição, quando descem insensivelmente para as crateras e sobem novamente sem parar, como uma frota de encouraçados, rugindo, soltando fumaça, indestrutíveis bestas de aço, esmagando mortos e feridos [...].
Granadas, gases venenosos, esquadrões de tanques: coisas que esmagam devoram e matam.

6. Este texto retrata qual acontecimento histórico?
a- Revolução Russa
b- Guerra do Ópio
c- Conferência de Berlim
d- Primeira Guerra Mundial

7. Relacione o desenvolvimento tecnológico e científico com o desenvolvimento das armas de guerra.
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________

8. O autor do texto se mostra contra ou a favor da guerra? E se fosse você, qual seria o seu
posicionamento?
Explique:_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

9. Com o objetivo de unir forças e isolar rivais, as nações europeias fizeram vários acordos e alianças entre si, de tal modo que, em 1907, a Europa estava dividida em dois blocos militares antagônicos. Marque a alternativa que indica a opção correta sobre esses dois grupos.
a- Tríplice Aliança (Alemanha, Itália e Argentina);
b- Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia);
c- Tríplice Entente (Alemanha, Brasil e Japão);
d- Tríplice Aliança (Império Austro-Húngaro, Inglaterra e Canadá).

10. Analise os itens a seguir e marque (V) nas alternativas verdadeiras e (F) nas falsas.
(   ) A rivalidade entre as nações imperialistas foi uma das razões da Primeira Guerra Mundial;
(   ) A Primeira Guerra Mundial foi dividida em três fases: guerra de movimento, guerra de trincheiras e uma nova guerra de movimento;
(   ) Apesar da guerra ter tomado proporções mundiais, ela não chegou na América do Sul, por isso o
Brasil não teve participação na guerra;
(   ) Ao final da guerra pode ser visto um saldo trágico: 9,2 milhões de mortos, 20 milhões de feridos e mutilados e milhares de órfãos e refugiados.

Conhecimento é poder. (Francis Bacon)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6º ano - História e fontes históricas

O verdadeiro brilho do Natal