6º ano - História e fontes históricas

01. A História é uma ciência que se preocupa em estudar a trajetória dos humanos ao longo do tempo,
destacando os desafios e as conquistas dos homens. Podemos também concluir que a História estuda:
a- As mudanças e as permanências ocorridas na sociedade;
b- A vida dos animais;
c- Apenas a história das pessoas ricas;
d- Apenas o trabalho dos políticos.

02. O trabalho do historiador é semelhante ao do detetive. Ele utiliza todos os vestígios ou pistas
disponíveis para construir um conhecimento sobre a História. Os vestígios produzidos pelo homem
na sua passagem pela terra são chamados de:
a- Gravações
b- Fontes históricas
c- Lendas
d- Entrevistas

03. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira (ligue os pontos):

FONTES ESCRITAS *                         * cantigas, lendas e entrevistas.
FONTES VISUAIS *                            * cédulas de identidade, diários e leis.
FONTES ORAIS *                               * brinquedos, móveis e roupas.
FONTES MATERIAIS *                      * fotografias, pinturas e desenhos.

Leia o texto sobre o trabalho do historiador e responda as questões 04, 05, e 06

A história das crianças no Brasil começou a ser escrita nos anos 1970. Interessados em conhecer como viviam as famílias e as mulheres em outras épocas, historiadores perceberam que era importante conhecer também o passado das crianças.
Pesquisando em documentos antigos – jornais, revistas, leis, imagens –, eles descobriram que foram
muitas as crianças que viveram em São Paulo desde sua fundação. Revelaram informações
importantes sobre as crianças indígenas, escravas e livres, brasileiras e imigrantes. Escreveram a
história de meninos e meninas que frequentaram escolas, trabalharam em fábricas, brincaram nas
ruas ou foram abandonadas.
Os historiadores enfrentam dificuldades para pesquisar sobre a história das crianças: muitos documentos se perderam, foram destruídos ou danificados.
Em 450 anos de história da cidade, há ainda muito a aprender sobre as crianças. Mas os historiadores já mostraram a importância de conhecer o passado da infância e, mais do que isso, a necessidade de refletir sobre o presente e o futuro das crianças na sociedade.

04. Quais as fontes utilizadas pelos historiadores para pesquisar a história das crianças em São
Paulo?
_________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________ ____

05. Qual a principal dificuldade enfrentada pelos historiadores para realizar esse tipo de pesquisa?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

06. Em sua opinião, por que é importante estudar a história das crianças?
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

Analise a imagem e responda as questões 7, 8 e 9

07. Como se chama esse tipo de imagem?
a- Pintura em alto-relevo
b- Pintura rupestre
c- Pintura a óleo
d- Iluminura

08. Que tipo de fonte a imagem acima representa?
a- Fonte visual
b- Fonte oral
c- Fonte escrita
d- Fonte da cultura material

09. Imagine que você é um arqueólogo e se deparou com esse documento em uma de suas viagens à
África. A que conclusões você chegaria sobre o modo de vida dos homens que produziram essa
imagem?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Se você reparar no nosso calendário, irá perceber que hoje estamos no dia 26 de Abril de 2016.
Porém, o calendário muçulmano indica que estamos no ano de 1393 e, no judeu, em 5775. Ou seja,
os calendários variam de acordo com a cultura. Na nossa cultura, qual é o marco inicial para o nosso
calendário?
a- Nascimento de D. Pedro I
b- Nascimento de Jesus Cristo
c- Criação do Mundo
d- Viagem de Maomé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O verdadeiro brilho do Natal