8º ano - Africanos no Brasil: dominação e resistência
Analise as imagens e responda as questões 01, 02 e 03
Figura 1
Figura 2
1- Descreva as diferenças entre os homens cativos e os comerciantes de escravos retratados na figura 1.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Com base no que estudamos, explique os significados da gravura da figura 1.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- O que está sendo retratado na figura 2? Faça um breve comentário das condições que os escravos eram submetidos nos navios negreiros.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Quando os africanos embarcavam para o Brasil eles eram “batizados” e recebiam um nome português. Para que esse processo era realizado?
a- Para apagar da memória do africano todo o seu passado
b- Para serem identificados mais facilmente
c- Para que eles não se reconhecessem
d- Para não haver mais apelidos
5- Coloque (V) nas alternativas verdadeiras e (F) nas falsas.
( ) os escravizados tinham um trabalho desgastante: cerca de 12 a 15 horas por dia;
( ) normalmente os escravizados se alimentavam da mesma comida de seus senhores;
( ) os escravizados sofriam diversos castigos como a palmatória e a cadeira elétrica.
a- F-F-V
b- V-V-F
c- F-V-F
d- V-F-F
6- Como vimos, onde houve escravidão houve resistência. Faça uma lista das formas de resistência que os escravizados adotaram no Brasil.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7- Sempre que podiam os escravos cantavam enquanto trabalhavam utilizando palavras portuguesas e
africanas. A tradução de um desses cantos é:
“O moleque, de trouxa às costas, vai
Fugindo para o Quilombo do Dumba
Os outros que ficam choram por não
poder ir também.”
Qual a mensagem contida neste verso? Faça um comentário sobre a origem e cotidiano dos quilombos.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8- Leia com atenção a seguinte notícia:
“A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou o Ano Internacional de Comemoração da Luta Contra a Escravidão e sua Abolição em uma cerimônia no porto de Cape Coast, em Gana, na África Ocidental”
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9- A escravidão deixou como herança, além de muitas outras coisas negativas, o racismo. Diga o que você pensa do racismo e o que podemos fazer para combatê-lo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10- Sobre a colonização no Brasil, associe a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Soldados ( ) eram responsáveis pela captura de indígenas
(2) Bandeirantes ( ) combateram a pirataria e ergueram fortes
(3) Jesuítas ( ) pecuaristas que ajudaram a povoar o nordeste e o sul
(4) Criadores de gado ( ) religiosos que trabalhavam na catequização dos indígenas
a- 4-1-2-3
b- 2-3-4-1
c- 2-1-4-3
d- 3-1-4-2
Quem é bom, é livre, ainda que seja escravo. Quem é mal é escravo, ainda que seja livre.
(Santo Agostinho)
Comentários
Postar um comentário