8º ano - Africanos no Brasil: dominação e resistência

Analise as imagens e responda as questões 01, 02 e 03

Figura 1





Figura 2




1- Descreva as diferenças entre os homens cativos e os comerciantes de escravos retratados na figura 1.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Com base no que estudamos, explique os significados da gravura da figura 1.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- O que está sendo retratado na figura 2? Faça um breve comentário das condições que os escravos eram submetidos nos navios negreiros.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Quando os africanos embarcavam para o Brasil eles eram “batizados” e recebiam um nome português. Para que esse processo era realizado?
a- Para apagar da memória do africano todo o seu passado
b- Para serem identificados mais facilmente
c- Para que eles não se reconhecessem
d- Para não haver mais apelidos

5- Coloque (V) nas alternativas verdadeiras e (F) nas falsas.
(    ) os escravizados tinham um trabalho desgastante: cerca de 12 a 15 horas por dia;
(    ) normalmente os escravizados se alimentavam da mesma comida de seus senhores;
(    ) os escravizados sofriam diversos castigos como a palmatória e a cadeira elétrica.

a- F-F-V
b- V-V-F
c- F-V-F
d- V-F-F

6- Como vimos, onde houve escravidão houve resistência. Faça uma lista das formas de resistência que os escravizados adotaram no Brasil.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7- Sempre que podiam os escravos cantavam enquanto trabalhavam utilizando palavras portuguesas e
africanas. A tradução de um desses cantos é:

“O moleque, de trouxa às costas, vai
Fugindo para o Quilombo do Dumba
Os outros que ficam choram por não
poder ir também.”

Qual a mensagem contida neste verso? Faça um comentário sobre a origem e cotidiano dos quilombos.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8- Leia com atenção a seguinte notícia:

“A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou o Ano Internacional de Comemoração da Luta Contra a Escravidão e sua Abolição em uma cerimônia no porto de Cape Coast, em Gana, na África Ocidental”

Em sua opinião, ainda existe trabalho escravo no Brasil? Cite exemplos.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9- A escravidão deixou como herança, além de muitas outras coisas negativas, o racismo. Diga o que você pensa do racismo e o que podemos fazer para combatê-lo.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10- Sobre a colonização no Brasil, associe a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Soldados                             ( ) eram responsáveis pela captura de indígenas
(2) Bandeirantes                       ( ) combateram a pirataria e ergueram fortes
(3) Jesuítas                               ( ) pecuaristas que ajudaram a povoar o nordeste e o sul
(4) Criadores de gado              ( ) religiosos que trabalhavam na catequização dos indígenas

a- 4-1-2-3
b- 2-3-4-1
c- 2-1-4-3
d- 3-1-4-2

Quem é bom, é livre, ainda que seja escravo. Quem é mal é escravo, ainda que seja livre.
(Santo Agostinho)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6º ano - História e fontes históricas

O verdadeiro brilho do Natal